sábado, 19 de março de 2011

Anas Crecca Carolinensis!

A marrequinha-comum (Anas crecca) é uma ave anseriforme. É o pato mais pequeno da Europa. Tal como os outros membros da sua família, apresenta dimorfismo sexual, sendo os machos mais coloridos, com a cabeça vermelha e verde e o dorso cinzento, enquanto que as fêmeas são mais acastanhadas.

Este pequeno pato nidifica em latitudes boreais, desde a Islândia, passando pela Escócia até à Escandinávia, Finlândia, Polónia e Rússia. É uma ave migradora, havendo muitos milhares de indivíduos que se deslocam para sul e passam o Inverno na bacia do Mediterrâneo.

Em Portugal a marrequinha-comum é uma espécie invernante bastante comum nas principais zonas húmidas, como estuários e pauis.
A marrequinha-americana (Anas crecca carolinensis), considerada uma espécie distinta por alguns autores, é acidental em Portugal.


Escute aqui o som que ela faz!

2 comentários:

  1. Hoje em dia, a marrequinha-americana já é considerada pela maioria, se não por todos, uma espécie distinta da europeia. O seu nome científico é Anas carolinensis e é por isso, obviamente, o meu pato favorito... ()=

    ResponderExcluir
  2. Claro, Guerreiro!
    Mais obvio impossível.O meu tb e não só pela beleza como pela raridade ,aqui em PPT. rsrsr

    ResponderExcluir